11 de setembro de 2024
15 de outubro de 2014
Participação dos medicamentos genéricos no faturamento dos maiores laboratórios do país chega a 21,5%
Da Redação
A participação dos medicamentos genéricos no faturamento de nove dos dez maiores laboratórios do país chegou a 21,5% em julho deste ano. Em unidades produzidas, a parcela alcançou 24,5%, de acordo com pesquisa da PróGenéricos (associação que representa este setor).
Em países europeus, esses medicamentos correspondem a 60% do volume vendido. Nos EUA, atingem 70%, ainda segundo a entidade. “No Brasil, à medida que diminui a resistência dos médicos e da população aos genéricos, a participação cresce. O aumento do portfólio também favorece”, afirma a presidente da entidade, Telma Salles.
“Esses medicamentos estão puxando a indústria farmacêutica há algum tempo. No ano passado, enquanto o mercado em geral cresceu cerca de 9%, o de genéricos avançou em torno de 11%”, acrescenta a executiva. Juntos, os nove laboratórios faturaram US$ 5,9 bilhões com as vendas no segmento entre agosto de 2013 e julho de 2014 – uma alta de 12,3% ante os 12 meses anteriores. O valor representa 90% da receita total do mercado de genéricos no período.
Fonte: Folha de S. Paulo