11 de setembro de 2024
23 de maio de 2023
Evento exclusivo reuniu líderes do mercado farmacêutico
Nos dias 22 e 23 de maio, aconteceu a Conferência de Líderes 2023, evento organizado pela Febrafar e pela Abradilan que reuniu líderes do mercado farmacêutico para debater sobre inovação no setor.
Organizado na sede da Febrafar, em São Paulo (SP), o evento também contou com um workshop ministrado pelo professor Ricardo Lomaski, especialista internacional em Inovação e Empreendedorismo.
Confira alguns destaques.
A inovação na Febrafar e na Abradilan
Além de conduzirem a abertura e o encerramento da Conferência de Líderes 2023, o presidente da Febrafar, Edison Tamascia, e o presidente da Abradilan, Jony Souza, falaram sobre a inovação no dia a dia das organizações.
Tamascia destacou a crescente digitalização da Febrafar, especialmente nas soluções inteligentes desenvolvidas para associados: “Nós decidimos ser uma plataforma de soluções que permita que uma farmácia independente tenha o mesmo poder de competitividade que qualquer outra no mercado”. Também relembrou trajetória de duas soluções da Febrafar: PEC – Programa de Estratégias Competitivas e Minha Saúde, o PBM Corporativo da Febrafar.
Já Jony Sousa reforçou o trabalho da Abradilan, nos últimos 25 anos, na promoção do desenvolvimento dos associados, possibilitando capacitação, conhecimento e o fortalecimento da relação entre todos os elos da cadeia farmacêutica.
Ecossistema de inovação em Israel
O palestrante convidado Ricardo Lomaski, CEO do Innovation Brazil Hub Israel, explicou sobre o cenário de Inovação em Israel, país que detém o 1º lugar em Pesquisa & Desenvolvimento no mundo e o 3º melhor ecossistema para startups.
Lomaski destacou a importância da transferência de tecnologia entre diferentes setores – como parcerias entre universidades e indústrias farmacêuticas – para estimular a inovação no mercado. Israel, por exemplo, é conhecido mundialmente por sua expertise em análise de imagens e inteligência artificial na área médica.
Ele também destacou a empatia, trabalho em equipe e capacidade de resolver conflitos como soft skills inerentes ao profissional do futuro, além de hard skills relacionadas à tecnologia, como gerenciamento de dados, programação e inteligência artificial.
Workshop para líderes
Os líderes do mercado farmacêutico presentes no evento também participaram de um workshop de inovação ministrado pelo professor Ricardo Lomaski.
A partir de um processo formado por etapas como “definição de problemas”, “ideação” e “prototipação”, os participantes dividiram-se em grupos para desenvolver projetos que solucionassem problemas latentes do mercado farmacêutico brasileiro, como: a ruptura de medicamentos no estoque, o vencimento de produtos nas farmácias e na distribuição, a perda de vendas e a falta de integração colaborativa entre os elos da cadeia farmacêutica.
Inova Unicamp e a aceleração de novas tecnologias
No segundo dia de evento, Ana Frattini, diretora de Inovação da Unicamp, apresentou o trabalho do núcleo de Inovação Tecnológica Unicamp (Inova Unicamp) na promoção da inovação e do empreendedorismo no Brasil, investindo no desenvolvimento de novas tecnologias, em parcerias público-privadas e na criação de empresas de base tecnológica.
Hoje, a Unicamp tem em seu portfólio mais de 1300 patentes registradas no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) e investe anualmente R$ 1 milhão para manter os registros. Segundo a professora, a propriedade intelectual caminha ao lado da transferência de tecnologia, buscando impulsionar a capacidade de inovação e analisar o potencial de mercado e o impacto intelectual de cada tecnologia desenvolvida.
Além disso, o Inova Unicamp conta com um parque tecnológico ativo, fomentando o desenvolvimento de empreendimentos de base tecnológica. Com investimento constante em pesquisa, tecnologia e novos projetos, a universidade se tornou uma das principais referências em inovação no Brasil.
A inovação na indústria farmacêutica
Hypera
“Os processos estão cada vez mais rápidos, disruptivos e inovadores”, afirmou Gustavo Desgualdo, Business Strategy, Development & Alliance Executive Manager da Hypera Pharma, em uma palestra no segundo dia da Conferência de Líderes 2023.
Desgualdo apresentou o processo de inovação realizado pela Hypera no dia a dia, lançamentos da empresa nos últimos anos e reforçou a cultura de inovação focada em solucionar problemas do consumidor.
A Hypera também conta com um centro especializado em inovação, o Hynova, localizado em Barueri (SP).
Grupo NC
“Cada ano que passa, a tecnologia gera mais impacto no setor farmacêutico”, declarou Diego Neufert, Chief Technology Officer do Grupo NC.
Para o CTO do grupo, a aproximação entre as áreas de tecnologia e negócios e a colaboração entre pessoas são fundamentais para criar soluções.
Neufert também ressaltou a relevância cada vez maior da utilização de base de dados e da inteligência artificial no mercado farmacêutico, impulsionando a produtividade assertiva e aprimorando a experiência do consumidor no ponto de venda.
Sanofi
Marcelo Nadruz, Business Excellence Director e Carla Crespo, Transformation and Strategy Head da Sanofi encerrarão o ciclo de palestras das indústrias patrocinadoras da Conferência de Líderes 2023.
Eles destacaram que a transformação na cultura interna da empresa foi e é determinante para o seu crescimento no mercado.
Nos últimos anos, a Sanofi intensificou o seu foco no cliente, investindo cada vez mais no trabalho colaborativo, em projetos desenvolvidos por times ágeis e multidisciplinares e em uma cultura de aprendizagem constante.